Projeto Araguaia Níquel já avançou 58% e a primeira produção está prevista para o primeiro trimestre de 2024

Por Conexão Mineral 15/06/2023 - 21:48 hs
Foto: Horizonte Minerals
Projeto Araguaia Níquel já avançou 58% e a primeira produção está prevista para o primeiro trimestre de 2024
Segundo a mineradora, a obra está dentro do orçamento e do prazo previstos

A Horizonte Minerals Plc segue a construção do Projeto Araguaia Níquel, que está 58% (dados de 31 de maio de 2023) completa e permanece dentro do orçamento e prazo, com a primeira produção segue prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Várias frentes de obras já estão abertas, incluindo britadores primário e secundário, galpão de homogeneização, secadores, forno rotativo, forno elétrico a arco, linha de energia de 230kV e subestação de energia. 

O forno elétrico a arco é fabricado pela Hatch Ltd. Com 18 m de diâmetro, as paredes laterais e a placa de base do forno foram soldadas e a estrutura de suporte de aço circundante que abrigará equipamentos auxiliares, incluindo o transformador, continua a ser erguida. O 4º dos cinco andares está sendo instalado.

As obras civis para as quatro colunas de 6 metros de altura para suportar o forno rotativo de 110 m, fornecido pela FLSmidth, foram concluídas. O forno, uma vez soldado, será levantado sobre os rolamentos principais localizados nas colunas para o alinhamento final.

O forno rotativo continua em direção ao site. Os comboios dois e três (de quatro) seguem por terra sob escolta policial. Cada seção pesa entre 37 a 81 toneladas.

A construção da estrutura de aço para o galpão de homogeneização teve um bom progresso. Este galpão de 193m de comprimento constitui um estágio fundamental da nossa estratégia de mina para usina, misturando o minério para fornecer uma alimentação consistente de material para o forno rotativo e forno elétrico. 

Os trabalhos na subestação elétrica no projeto estão em andamento. Liderada pela Vision, a subestação transformará a eletricidade da linha de energia de
126 km de extensão com 230kv, permitindo a energização da planta por completo. A montagem das torres segue com grandes progressos, segundo a mineradora.
As atividades de pré -stripping realizadas pela empreiteira de serviços de  mineração Fagundes foram iniciadas antes da estocagem inicial de minério. Na bancada 280, o minério está sendo encontrado, de acordo com o modelo geológico. 
Os silos de alimentação para o forno Hatch foram fabricados e devem chegar ao Brasil até o final deste mês. Essas peças, juntamente com todos os itens de entrega de longo prazo, passam por QA/QC (garantia e controle de qualidade) para garantir que atendam às especificações antes de chegarem ao site.